Éé comum ouvir pessoas dizerem que publicidade e jornalismo são a mesma coisa, eu mesma pensava que havia muitas semelhanças entre as duas profissões quando comecei o curso. Mas não há. Talvez a única coisa que aproxime o jornalismo da publicidade é a dependência dela para o sustento do seu modelo de negócio: revista, jornal, programas de rádio e TV precisam da propaganda para sobreviver.
Exceto isso, as diferenças entre as duas estão no objetivo e no foco de cada uma. A primeira trabalha com a criação de uma ideia que deve vender, a segunda trabalha com a transmissão de informações reais. A publicidade pode fazer afirmações sem fonte, mostrar que um céu rosa como verdadeiro e afirmar que uma coisa é muito boa só porque foi pago para afirmar isso. O jornalismo trabalha, ou pelo menos deve trabalhar, com um fato concreto, comprovado e atestado por profissionais de diversas áreas.
Não estou dizendo, e acho que muitos marketeiros me matariam se dissesse isso, que a publicidade é fácil de fazer. Trabalho ao lado de profissionais de criação e o vejo o quanto são dedicados e o quanto quebram a cabeça para fazer algo legal. E muitas vezes, preciso quebrar a cabeça junto com eles!
Enfim, o que é jornalismo?
Jornalismo é o equilíbrio entre o mundo econômico e político, entrelaçado com a produção de notícias e informações que interessem ao público e a própria empresa.
E qual a diferença entre publicidade e jornalismo?
A publicidade deve atender, principalmente, o seu cliente. Ao passo que o jornalismo deve atender a população. E seria a população o cliente do jornalista? Não. Porque a população não escolhe o que vira notícia e sim a empresa, com todos os seus interesses.